A Comunidade São José faz parte da Paróquia São Sebastião, Gama-DF

sábado, 31 de agosto de 2013

Visita pastoral de Dom Leonardo

A paróquia São Sebastião, nesse fim de semana, recebe a visita pastoral de nosso bispo, Dom Leonardo, onde o mesmo estará em contato com fiéis de todas as comunidades que compõe a paróquia.

Nessa sexta-feira, Dom Leonardo celebrou, conjuntamente com os padres da paróquia, a Santa Missa na Comunidade São José que contou com a presença de centenas de fiéis que lotaram as dependências da Capela.

Em seu sermão, o bispo ressaltou a importância de sermos fieis ao evangelho e o dever de todo cristão, evangelizar  a todo momento e em todos os lugares.


Durante esse fim de semana a paróquia realiza um grande trabalho missionário de visitação a todos os seus paroquianos.



Curta a página da Comunidade São José e veja mais fotos.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Papa Francisco nomeia padre brasileiro para ser bispo em Moçambique

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou na manhã desta quarta-feira, 12 de junho, que o Papa Francisco nomeou o padre brasileiro Luiz Fernando Lisboa (foto), como bispo da Diocese de Pemba, em Moçambique, na África. O nomeado atualmente exerce a função de pároco na Arquidiocese de Curitiba (PR).
O monsenhor Luiz Fernando será o sétimo bispo diocesano de Pemba. Ele é natural de Valença (RJ), está com 57 anos de vida e 29 de sacerdócio. É membro da Congregação da Paixão de Jesus Cristo (Passionista), desde 1982. Cursou o Ensino Médio em Osasco (SP), filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Curitiba (PR), e Teologia no Instituto de Teologia de São Paulo (Itesp). Possui também especializações em Missiologia, Liturgia e Pedagogia.
Em sua congregação, atuou nas diversas etapas da formação dos novos religiosos, inclusive como vice mestre de noviços em Viamão (RS). Foi também vigário paroquial em Osasco (SP), entre 1992 e 1997.
Monsenhor Luiz Fernando já conhece a diocese em que vai trabalhar. No ano de 2001, foi superior da comunidade passionista em Pemba, onde também foi pároco até 2004. Em seguida, foi nomeado formador do seminário de sua congregação naquele país, onde esteve até 2008.
A diocese de Pemba, em Moçambique, criada em 1957, está vacante desde a renúncia de dom Ernesto Maguengue, em novembro do ano passado.



quinta-feira, 9 de maio de 2013

Papa Francisco nomeia dois novos bispos brasileiros


Na manhã desta quarta-feira, 08 de maio, a Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou que o Papa Francisco fez a nomeação de dois novos bispos brasileiros. O Monsenhor Luiz Antonio Cipolini (na foto, à esquerda) para a Diocese de Marília (SP), e o Monsenhor José Aparecido Gonçalves de Almeida para auxiliar na Arquidiocese de Brasília (DF).
Até agora, Mons. Luiz Antonio trabalhava como pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em São João da Boa Vista (SP). Ao longo de 26 anos de sacerdócio, atuou como vigário em Mogi Guaçu e Vargem Grande do Sul, além de colaborar na formação de novos presbíteros. Sua nomeação ocorre após o pedido de renúncia de dom Osvaldo Giuntini, por motivo de idade.
O Mons. José Aparecido atualmente residia no Vaticano, onde trabalhava no Pontifício Conselho para os Textos Legislativos. Foi ordenado presbítero em 1986, na diocese de Santo Amaro (SP), onde atuou como vigário em diversas paróquias. Foi nomeado como bispo titular de “Enera” e auxiliar para a Arquidiocese de Brasília a pedido de dom Sérgio da Rocha.




terça-feira, 30 de abril de 2013

São José Operário


O dia do operário nasceu para lembrar o massacre dos trabalhadores, acontecido em Chicago no ano de 1886. Durante uma greve, os trabalhadores foram massacrados sem piedade pelos poderosos.

Papa Pio Doze instituiu a festa de "São José Operário", em 1955. São José é o modelo ideal do operário. Sustentou sua família durante toda a vida com o trabalho de suas próprias mãos, cumpriu sempre seus deveres para com a comunidade, ensinou ao Filho de Deus a profissão de carpinteiro e permitiu que as profecias se cumprissem. 

O papa Leão XIII nos diz que os operários têm o direito de recorrer a São José e de procurar imitá-lo. Porque São José, de família real, casado com a mais santa entre todas as mulheres, considerado o pai do Filho de Deus, retirou, do seu trabalho de carpinteiro, o sustento da Sagrada Família.

A escolha de São José como padroeiro dos trabalhadores mostra que a Igreja está do lado dos mais fracos e injustiçados. Junto com a celebração do justo José, a Igreja celebra a vida dos milhões de trabalhadores de todo o mundo e levanta a voz para defendê-los nas horas de necessidade. 

Numa sociedade materialista, que divide as pessoas pelo tipo de trabalho e que valoriza o ser humano pelo que ele recebe, a Igreja quer lembrar, no dia 1º de maio, o valor humano e cristão do trabalhador.

Reflexão:
Nosso país enfrenta o grave problema do desemprego. Celebrar o dia do trabalho parece até

domingo, 10 de março de 2013

Fazer com que o jovem assuma seu papel é objetivo da CF 2013, diz dom Wilson Tadeu


A Assembleia Legislativa de Santa Catarina promoveu, na noite do dia 04 de março, no Plenário, sessão especial sobre a Campanha da Fraternidade 2013.
Em seu pronunciamento, o presidente do Regional Sul 4 (Santa Catarina), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), arcebispo dom Wilson Tadeu Jönck explicou que “a Igreja quer refletir sobre a importância do jovem. O jovem tem um lugar especial e é também sujeito de uma preocupação especial. Fazer com que assuma seu papel na igreja e na sociedade é o objetivo da campanha”.
O arcebispo explicou que a campanha está ligada à Jornada Mundial da Juventude deste ano, que acontece no Rio de Janeiro. Algumas atividades já acontecem nas dioceses, como a preparação para a Semana Missionária, em julho, em que jovens de outros países serão acolhidos pelas dioceses, dias antes do evento.
Para dom Wilson, a preparação do jovem para atuar na sociedade e atingir suas metas pessoas é muito importante, e para isso a Igreja propõe o Evangelho como ajuda substancial para o seu desenvolvimento pessoal. “Não tenhamos medo de apresentar aquilo que o Evangelho nos ensina, para que o jovem possa incorporar isso na sua personalidade”, recomendou.
Ele pediu que cada jovem